oficina HISTÓRIAS DA DANÇA – porque história é coisa de carne, de osso, de cada um :: inscreva-se!!

HISTÓRIAS DA DANÇA

Oficina HISTÓRIAS DA DANÇA, que vai rolar em abril, maio e junho, um fim de semana por mês, com duração total de 36h.

Com aulas práticas e teóricas, propõe um entendimento acerca do tema que não o da história-pós, morta, do corpo dissecado, mas sim como algo vivo, uma história do agora, não absoluta, mas plural e existente na medida em que se faz presente no corpo de cada um.

Horário das aulas:
de 09h às 12h e de 14h às 17h.
As inscrições são no valor de R$10,00 e haverá sorteio de bolsas entre os inscritos.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição, mande para contato.diversaoearte@gmail.com até 20/04 e garanta sua vaga!

Aulas teóricas:


LIGIA TOURINHO

Doutora em Artes, Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP, tendo como enfoque de pesquisa o processo de criação e a fisicalidade do intérprete. Especialista em Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna. Professora dos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Teoria da Dança da UFRJ e da Pós-graduação em Sistema Laban/Bartenieff da Faculdade Angel Vianna. Possui vasta produção bibliográfica com publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais e capítulos em livros. Coordena o Grupo de Pesquisa em Dramaturgias do Corpo (DAC/EEFD/UFRJ). Dirige o projeto Jogo Coreográfico desde 2005, que reune dança, improvsação e interatividade com base do ato de coreografar e ser coreografado, contemplado com o Prêmio Kaluss Vianna 2007, Edital Ciranda nas Escolas 2008, Convênio Banco do Brasil/ UFRJ 2007, Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010, Edital Iberescena 2011/12, Edital de intercâmbio e Difusão Cultural da SEC/RJ. Em sua carreira já atuou com nomes como Grupo Carranca, Ruy Filho, João das Neves, Regina Miranda, Eduardo Wotzik, Norberto Presta, Grupo Lume.

THEREZA ROCHA

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2001), Bacharel em Comunicação Social/Cinema pela UFF (1996). Professora Assistente do setor de Estudos Teórico-Filosóficos em Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC – Universidade Federal do Ceará. Diretora e dramaturgista de espetáculos, estreou 3 Mulheres e um Café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch, agraciado com o Premio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, em 2010. Foi professora-assistente dos cursos de graduação em teatro e em dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro – UniverCidade até 2010, onde coordenou o Curso de Pós-graduação Lato Sensu Estudos Avançados da Dança Contemporânea: coreografia e pesquisa. Foi professora substituta do setor de Dança e Filosofia do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e do setor de Dança do Instituto de Artes da UERJ. Foi Diretora da Divisão de Dança do Instituto Municipal de Arte e Cultura – RIOARTE da Prefeitura do Rio. Pesquisadora de dança e teatro, atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança e filosofia, arte e cidade, história do corpo, corpo e linguagem e estética. É colunista do portal idança.net (www.idanca.net).

MARISE REIS

Como bailarina tem formação em jazz, dança moderna, dança clássica e dança contemporânea, tendo estudado com grandes nomes da dança brasileria como; Marly Tavares, Regina Sauer, Ceme Jambay, Nora Esteves, Wanda Garcia, Heloisa Menezes, Sonia Mota, Clarisse Abujamra, João Saldanha e outros. Dançou profissionalmente no Nós da Dança; Cia Victor Navarro; Atelier de Coreografia de João Saldanha durante 15 anos. Professora de Dança contemporânea há 25 anos em cursos livres, companhias profissionais como Dani Lima e Deborah Colker, festivais e workshops no Brasil e no exterior. Professora há 10 anos nos cursos superiores de dança: Faculdade Angel Vianna e UniverCidade (RJ); Diretora da Companhia de Dança da Cidade, que trabalha com remontagens da dança moderna e contemporânea brasileira, desde sua criação em 2003. Em 2010 ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para produzir o DVD de repertório intitulado “Memória em Movimento”.

Aulas práticas:JULIANA FRANÇA


Graduada em dança pela UNICAMP, atualmente cursa na UFBA a especialização Estudos Contemporâneos em Dança. Em seu trabalho tem interessado discutir os seguintes assuntos: a autoria, os abismos entre teoria e prática no contexto atual, o lugar da crítica no fazer da dança, e a figura do especialista, propondo uma revisão das fronteiras entre arte e educação, criança e adulto, artista e não artista. Desde 2012 atua no Diversão & Arte Espaço Cultural articulando diversos projetos de produção e formação em dança na cidade de Juiz de Fora. Nesse momento realiza ao lado de Leticia Nabuco a curadoria do festival estendido CAUSA – Ações Artísticas (Prêmio Cena Minas). Ainda nesse espaço cultural organizou e dirigiu a residência artística OPERAÇÃO 2012, propôs um ambiente regular de estudos em dança contemporânea a partir de vídeos do youtube e organizou a festa- batalha-improvisação em dança, RACHA.  Trabalhou durante os anos de 2011 e 2010 em Teresina-PI, no coletivo Núcleo do Dirceu. Em 2011, como artista do coletivo, participou do projeto 1000casas. Propôs em 2010 um diálogo com o coletivo a partir do projeto Ordinário, premiado pela FUNARTE através do edital Interações Estéticas: residências artísticas em pontos de cultura e  integrou a residência Colaboratório proposta pelo Festival Panorama (RJ). Trabalhou também nesse período como intérprete-criadora dos projetos Uma Família, de Julia Bardsley e Touch it de Gabriela Maiorino.

2 comentários sobre “oficina HISTÓRIAS DA DANÇA – porque história é coisa de carne, de osso, de cada um :: inscreva-se!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s