teatro

curso_livre_teatro_convite_virtual

Professora: Renata Rodrigues


Turmas para crianças, adolescentes e adultos.

 Aula experimental gratuita!

A oficina de teatro é um espaço aberto para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da autoconfiança, das habilidades de comunicação e de auto-expressão.

O teatro proporciona uma vivência que explora a potencialidade de cada um, trabalhando a capacidade individual e o convívio em grupo, identificando os elementos que fazem parte do desenvolvimento humano.

Em cada sessão da oficina de teatro é realizado um trabalho de expressão corporal que consiste em exercícios físicos, de ritmo e vocais. Os laboratórios de improvisação acontecem a partir de jogos teatrais, exercícios de interpretação e construção de personagens.

Nas aulas para adultos, através do estudo teórico, a oficina de teatro também propõe um conhecimento histórico básico sobre o teatro e alguns dos seus principais autores com leituras dramatizadas de textos teatrais.

Renata Rodrigues

Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela UFJF (MG). Conclui o curso de Formação do Ator do Teatro Universitário da UFMG em 1995 com o espetáculo A Alma Boa de Setsuan (texto de Bertold Brecht) com direção de Cida Falabella. Participa de espetáculos apresentados em BH e outras cidades: Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues (direção Luiz Otávio Gonçalves – Cia. de pesquisas em Artes Cênicas – UFOP); As Mulatas de Chico Rodrigues (direção Marcelo Bones – criação coletiva/ atriz convidada – Grupo Deu Palla); 356 – Terra, Água, Fogo e Ar – espetáculo de bonecos/ rua – Direção e criação: Tião Vieira). Participa da Cia Acômica (BH) de 1996 a 1998. Realizou os seguintes cursos de extensão universitária: Voz em Movimento (Madalena Bernardes – SP), Máscaras Balinesas (Stephane Brodt – França) e Da energia à ação (Grupo LUME- SP). Também os cursos livres: Oficina de Iniciação ao Clown (Isabel Ramírez – Grupo La Pupa – Espanha e Domingos Montagner (acrobacia)- Grupo XPTO –SP) e Mímica Corporal Dramática (Ana Cláudia Teixeira – Escola de Etienne Decroux – França). Em Itaúnas (Conceição da Barra/ ES), desenvolve de 2000 a 2003, um projeto de educação e resgate cultural através do teatro (Projeto Teatro na Escola – coordenação e execução) e também coordena o Centro Cultural Arte e Vida de Itaúnas. Trabalha desde 2006 no “Diversão e Arte Espaço Cultural” em Juiz de Fora onde juntamente com Letícia Nabuco, coordena e produz, neste espaço, diversos projetos na área de dança contemporânea e teatro: Jam Session, Improvável – núcleo de estudos do improviso, dentre outros.A parceria resulta na criação da Cia Adversa em 2007, da qual atua como intérprete-criadora e produtora. A Cia teve a estréia de seu primeiro trabalho no Festival Panorama de Dança (RJ) neste mesmo ano com o espetáculo de dança contemporânea Como Queira (participa deste trabalho na criação, direção teatral e produção). O segundo trabalho é o espetáculo de dança contemporânea e teatro “Um Abraço Pra Quem Fica”, direção do coreógrafo Frederico Paredes, que teve sua estréia em julho de 2008 em BH (dentro do 1º prêmio Estímulo do Espaço Cultural Quik de BH/ MG). Participa neste espetáculo como intérprete, criadora e produtora. Foi produtora local do Projeto Rede Teia realizado pela Cia Acômica na cidade de Juiz de Fora de agosto de 2008 a janeiro de 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s